Quantcast
Channel: Chez Noelle | Beleza que inspira » inspiração
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Conheçam a Juno, o meu projeto de TCC

$
0
0

Enfim, formada (ou quase, ainda falta receber o diploma de verdade, haha)! Depois de um semestre de #formanoelle, cá estamos, com um orgulho e felicidade do tamanho do mundo e um 10 que me deu um sorriso de orelha a orelha.

Captura de Tela 2014-06-26 às 21.45.18

Vou contar uma coisa pra vocês: eu não suporto fazer coisas chatas, das quais eu não me orgulhe ou não me inspire. Não tem jeito, ou eu me apaixono por algo ou NÃO VAI. Foi assim com meu TCC. Quando tudo começou, em fevereiro, eu queria fazer algo completamente diferente – uma monografia – mas apesar de eu estar interessada no tema, não rolou. Eu começava a pesquisar e… nada. Eu pensava em fazer o tcc e… queria fazer outra coisa. Não foi. Eis que, no FIM de Abril (dois meses atrás) mando um email pra minha orientadora, conto das minhas angústias e digo a ela que quero mudar completamente. “Quero fazer uma revista, professora”, eu disse. Ela super me apoiou, mas falou: “Você tem 45 dias.”

E em 45 dias a Juno nasceu.

Não nasceu Juno, vale dizer. Nasceu revista sem nome, que se pretendia de beleza, mas NOSSA, como mudou. Assim que comecei a pensar nas pautas e no que queria, mas eu abria o leque. Por que falar só de beleza? Do que eu sinto falta numa revista? O que eu quero sentir ao ler uma revista? O que eu quero que as pessoas sintam ao ler a minha revista?

Deus é muito bom comigo e colocou ao meu lado anjos disfarçados de pessoas: Babi e Lucas. O Lucas é maravilhoso no design – e fez Jornalismo comigo lá na USP. Perguntei se ele topava me ajudar com o Projeto Gráfico e ele embarcou nessa viagem muito muito louca de um jeito que até agora eu desacredito. Lucas, eu sei que você vai ler isso e quero que você saiba que eu nunca vou conseguir expressar direito minha gratidão por você ter acreditado na Juno desde que ela surgiu – e nem se chamava assim haha. O seu amor pelo projeto e a sua dedicação foi sentida não só por mim, mas por todo mundo que viu a revista. E Babi, o que dizer dessa pessoa genial que está na minha vida há quase dez anos e que me inspira e pira nas mesmas piras que eu? Os seus textos, a sua visão e a sua paixão – e genialidade – fizeram desse projeto algo muito mais incrível do que achei que poderia ser.

Pois bem. Os dois ao meu lado, descobri o que queria: queria que as pessoas se sentissem bem ao ler. Queria que elas se sentissem bonitas, felizes, completas, instigadas, mexidas, inspiradas.

Eu não queria fazer mais uma revista que ditasse regras. Que falasse de padrões. Que dissesse como a gente tem que ser pra ser feliz.

Queria fazer uma revista diferente e que respeitasse e AMASSE as diferenças. Que mostrasse que sim, você pode ser quem você quiser ser. E ser feliz assim. Se sentir bem assim. Se amar assim.

Captura de Tela 2014-06-26 às 21.46.15A matéria sobre amizade feminina (sororidade!) com as fotos que vocês, leitoras, me mandaram <3

Uma revista que falasse de amor próprio, e de autoestima, e de respeito, e de amizade, e de feminismo e de inspirações reais e lindas. Que fosse mais sobre sentimento e menos sobre consumo. Mais sobre beleza de verdade e menos sobre modelos fabricados e photoshopados. Menos, muito menos sobre insegurança. Mais sobre enxergar a importância da diferença e das “imperfeições” e menos sobre o corpo perfeito, a barriga chapada, a dieta da hora.

A Juno não é só Juno. Ela tem sobrenome, que eu acredito que diz muito: “Abrace quem você é”.

Vou copiar aqui a conclusão da parte escrita do meu TCC: “Grande parte do que a revista é vem da minha experiência pessoal. Das minhas conversas com amigas e amigos, daquilo que eu consumo – ou não consumo – das minhas insatisfações pessoais (e também das amigas e amigos) e das minhas satisfações. E queria que a leitora sentisse isso também. Que a publicação não é algo que está acima dela ou seja melhor que ela, mas que dialogue com ela, assim como uma amiga. Que não imponha – e, de novo, que não a faça se sentir péssima com ela mesma – mas apresente pontos de vista, sugestões e possibilidades. Que mostre que dá sim pra viver nesse mundo sendo quem a gente é, e não aquilo que querem que a gente seja.”

Captura de Tela 2014-06-26 às 21.46.30

Ontem, na defesa do TCC, foi muita emoção. Apresentar a Juno pra todo mundo foi a coisa mais assustadora que eu já fiz. Porque eu a amo. Porque ela foi feita com sentimento e com sinceridade. E tudo o que está ali é minha carta (e de todo mundo que me ajudou e esteve ao meu lado) ao mundo. De como eu quero me sentir. Do que eu acredito.

Foi tão assustador e tão pessoal que eu chorei. E muita gente que estava assistindo chorou também.

Na banca, eu ouvi as coisas mais legais e maravilhosas. A Kathia Castilho (da Editora Estação das Letras e Cores) disse que quando leu meu projeto, duvidou de mim. Pensou “ah, mais uma revista que quer ser diferente”. E quando leu a revista, se rendeu. Se surpreendeu porque eu consegui aquilo que eu me propunha. E nossa, isso foi sensacional! O André Rodrigues, que foi meu chefe no FFW e na L’Officiel, disse que o projeto – e eu – é corajoso. Não tem medo de tratar de temas que outras revistas não tratam e que não ficou chato. Disse que as revistas hoje buscam um novo jeito de publicar, e que a gente conseguiu isso. Fizemos a Juno, segundo ele, diferente de qualquer coisa que há no mercado e com muita qualidade. Não dá pra explicar o que é ouvir isso de um projeto tão pessoal. Ver que não é uma coisa só da sua cabeça. Que há ali uma coisa… diferente.

Captura de Tela 2014-06-26 às 21.49.03

Eu só tenho a agradecer a TODOS que me apoiaram, que acreditaram, que doaram seu tempo ou seu “boa sorte” ou seu “estou torcendo”, que fizeram isso acontecer junto comigo, com o Lucas e com a Babi.

A Juno é, sem dúvida, a coisa mais incrível que eu já fiz nesses 24 anos de vida. Espero que vocês a amem o tanto quanto eu a amo. E que ela continue. E que ela exista. Estou lutando pra isso <3

CONHEÇAM A JUNO AQUI! (não dá pra embedar no wordpress, que triste!)

coracao

Pra acompanhar o Chez Noelle:

vday_tw TwitterfbFacebookvday_igInstagramytYoutube



Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images